top of page

1. A Fronteira é Seca ou Molhada

  • Foto do escritor: Bárbara Larruscahin
    Bárbara Larruscahin
  • 22 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

A cidade de Sant’ana do Livramento é o ponto de partida da pesquisa e do desenvolvimento deste projeto. Cidade no interior do Rio Grande do Sul, no Brasil, que faz fronteira seca com a vizinha Rivera, Uruguai. Significa que não há a presença de um rio, lago, ou outro acidente geográfico que interfira no adensamento populacional entre as cidades. Em definição, fronteiras podem ser secas ou fluviais, articuladas ou não por alguma obra de infraestrutura, uma ponte, ou um muro… Coisa que não ocorre por aqui.


Os dois países são vizinhos, sem nenhum rio, ponte ou muro que estabeleça a divisão territorial, por isso denominadas como cidades-gêmeas. Segundo o Ministério da Integração Nacional, na Portaria nº.125 publicada em 21 de março de 2014.


O conceito de cidades-gêmeas é estabelecido à municípios que se caracterizam pela aproximação urbana com países vizinhos, e apresentam grande potencial de integração econômica e cultural, podendo apresentar até a unificação da malha urbana com a cidade do país vizinho.



Posts recentes

Ver tudo
7 - O que é Geopoética?

Geopoética é uma soma de estudos que envolvem a geografia + poética. O pensamento geológico diz respeito a pergunta clássica: “Quem sou...

 
 
 

Comments


PROJETO ARTÍSTICO/EDUCACIONAL MARCO-FADAS: UM TERRITÓRIO IMAGINADO

Barbara Larruscahim

Produção Executiva Contato: (51)98259.7073 barbaralarrus@gmail.com

Captura de Tela 2023-05-22 às 12.25.49.png

©2022/2023 Desenvolvido por Gath Comunicação

bottom of page